quarta-feira, 13 de março de 2013

                  PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS


        
         O  grupo das alunas Camila Perez, Franciele Neves, Ingrid Dias e Isabella Heemann, trabalhou com a disciplina de Processos Psicológicos Básicos. Logo abaixo seguem tópicos aprendidos na mesma (percepção, atenção, aprendizagem e memória). Após um resumo geral de cada um deles, seguem retratando a relação existente entre essa e as demais disciplinas estudadas no semestre.

 

                             Percepção:

 
         A percepção é a função cerebral que permite ao indivíduo organizar e interpretar as impressões sensoriais, de forma a atribuir significado ao meio envolvente, a partir de um histórico de vivências passadas. O seu processo consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas, podendo ou não depender de alguma informação proveniente da memória. Esta atividade cognitiva ocorre quando os órgãos dos sentidos captam um estímulo e veiculam as informações obtidas. Primeiramente, os órgãos receptores detectam e recebem o estímulo, processo designado por sensação. De seguida, esse estímulo é traduzido em impulsos nervosos que são conduzidos ao tálamo (exceto o impulso olfatório) e de lá enviados para o córtex cerebral, onde são processados. 

Para o reconhecimento de objeto, é exigida a identificação de um arranjo complexo de estímulos, onde se aplica um rótulo a partir da organização das informações fornecidas pelos receptores sensoriais e das informações armazenadas na memória. O reconhecimento do objeto é influenciado pelos processamentos Bottom-up e Top-down.

O processamento Bottom-up ressalta a importância dos aspectos do mundo externo no momento do reconhecimento e precisa de um estímulo para acontecer. São as informações trazidas de fora (estímulos externos) para dentro (córtex cerebral). Ou seja, os estímulos físicos são registrados nos receptores sensoriais e alcançam caminho para os processos cognitivos mais sofisticados. A partir daí começa a ação do processo de reconhecimento do objeto.

O processamento top-down ressalta como os conhecimentos particulares e processos mentais superiores interferem no reconhecimento do objeto, pois os conceitos, as expectativas e a memória ajudam nessa identificação.

 

                           Atenção:

 
         A atenção dá inicio a toda a sequência de percepção de estímulos, pois ela é um processo de observação seletiva ou dividida em que atuam diversos fatores determinantes: os fatores externos e os fatores internos.

Fatores externos são agentes que surgem exteriormente ao corpo, ou seja, são os estímulos que os órgãos dos sentidos identificam, geralmente involuntariamente. Como exemplo pode-se considerar a movimentação do estímulo (um objeto movendo-se rapidamente na visão periférica), a sua intensidade, contraste e incongruência. Os fatores externos atingem o cérebro de forma semelhante ao processamento bottom-up.

Os fatores internos são relacionados com a personalidade e o conhecimento do próprio ser, geralmente acontecem voluntariamente. Como exemplo considera-se a experiência do indivíduo, a motivação para o estimulo (procurar um amigo numa festa), a natureza social e expectativa. Esses fatores podem ser facilmente comparados ao processamento top-down.

Na psicologia, o estudo da percepção é de extrema importância porque o comportamento das pessoas é baseado na interpretação que fazem da realidade e não na realidade em si. Por este motivo, a percepção do mundo é diferente para cada um, cada pessoa percebe um objeto ou uma situação de acordo com os aspectos que têm especial importância para si própria.

 

                        Aprendizagem:

 
          - Condicionamento clássico:

É o processo que descreve a modificação de alguns comportamentos com base nos efeitos de estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central.

Pavlov desenvolveu essa teoria a partir da experiência com cães onde ele apresentava o estímulo (campainha) que gerava a resposta (salivação), já que os cães associavam o som da campainha a chegada de alimento.

O condicionamento clássico é um tipo de aprendizagem em que o organismo aprende a transferir uma resposta natural perante um estímulo para outro estímulo que inicialmente esa neutro e se converte então em condicionado.

 
          - Estimulo e Resposta:

Qualquer evento do meio se torna um estímulo se ele vier seguido de uma resposta.

Quando se fala no âmbito da aprendizagem seria basicamente a mudança de comportamento sobre o que é ensinado através de reforços, que se chega a uma resposta à um estímulo emitida pelo sujeito, e que seja mais próxima da resposta desejada.

 
          - Condicionamento operante/clássico:

A diferença notória entre um e outro é que no condicionamento operante o sujeito é ativo e voluntário. O operante diz respeito a tudo que fazemos e que causa alguma consequência. Ele não é mais do que a tendência a repetir ações que trazem consequências positivas e evitem as negativas.

Já no clássico o indivíduo é totalmente passivo e involuntário, onde se trabalha mais a associação estímulo-resposta.

 
          - A caixa de Skinner:

Um dos experimentos utilizados por Skinner para estudar o comportamento  a aprendizagem em animais, e que, dentro do behaviorismo é chamado de “Análise Experimental”.

Nessa caixinha (de vidro) ficava o ratinho e dentro haviam diversos dispositivos para acionamento de água, luz e em algumas delas até pequenas descargas elétricas. Ainda hoje esse estudo é utilizado (há mais de 60 anos) e consiste em privar o rato de água por até dois dias, estimulando-o a acionar a barra certa para liberação de água.

 
          - Reforço positivo/negativo:

Tanto um quanto o outro tem por finalidade aumentar a frequência de um comportamento desejado.

O reforço positivo essencialmente é aquele que recompensa um dado comportamento de modo que ele seja mantido ou aumentado.

Já o reforço negativo tem como objetivo aumentar a probabilidade da emissão de um comportamento, por exemplo, o rato recebe choques em um experimento de laboratório que só cessam quando ele pressiona uma determinada barra. Nesse caso os choques servem como um reforço negativo, porque ele aumenta a probabilidade de o rato ter que ir e pressionar a mesma barra.

 
          - Punição positiva/negativa:

A punição é geralmente utilizada quando, ao contrário do reforço, se quer diminuir a frequência de um comportamento.

Na punição positiva é inserido algo num contexto que tenha efeito aversivo, é quando um estímulo é apresentado no ambiente para reduzir o comportamento indesejado.

A punição negativa baseia-se na retirada de algo do ambiente que possa estar reforçando um comportamento errado.

 
- Aprendizagem Observacional:

Na aprendizagem observacional Bandura defende exatamente a ideia que todo indivíduo pode aprender através da observação e da imitação do comportamento alheio.

 
          - Reforço Vicário:

O individuo observa que o outro é recompensado por determinado comportamento (ou não), e passa então a repetir aquelas ações como modelo com a expectativa de que seja igualmente recompensado.

 
          - Neurônio Espelho:

Nos humanos os neurônios espelho estãp localizados no córtex pré-motor e no lobo parietal inferior.

No comportamento animal são neurônios que disparam tanto quando o animal realiza determinado ato como quando ele apenas observa. De certa maneira, o neurônio espelho “imita” o comportamento daquele que está observando a realização de uma ação.

 
          - Aprendizagem a nível neuronal:

A nível neuronal a aprendizagem acontece por alterações de conexões sinápticas. Quando um neurônio estimula o outro acontece um processo de crescimento que fortalece a sinapse entre os dois. Quanto mais se aprende mais conexões neuronais se tem. Todo estímulo que se recebe do meio ambiente pode aumentar a quantidade de córtex e o número de sinapses, alem de favorecer um funcionamento maior da acetilcolina, um neurotransmissor que melhora a memória.

 

                        Memória:

 
          - Memória sensorial:

-Icônica: visual

-Ecóica: auditiva

 

Essas duas memórias permitem que as lembranças passem por nossa cabeça como se fosse um filme.  Ainda não se sabe ao certo se as duas são realmente memórias ou apenas processos sensoriais.

 

- Memória de curto e longo prazo:

Se a informação que queremos memorizar não for repetida, ela se mantém em nossa mente (memória de curto prazo) por apenas, aproximadamente, 2 segundos. Quando repetida, passa para a memória de longo prazo. Passado um tempo, as informações que estão na memória de longo prazo podem voltar para a de curto prazo; quando se começa a pensar novamente na informação “perdida” há um processo de recuperação, que é quando a informação que estava novamente na memória de curto prazo volta para a de longo.

Uma das principais diferenças entre estas duas memórias é a duração e capacidade de cada uma.

Na memória de longo prazo existe o efeito de posição serial denominado primazia: quando nos lembramos dos primeiros itens que lemos.

Na de curto prazo é o de recenticidade: quando nos lembramos dos últimos itens que lemos.

 

- Prática distribuída de memória:

Quando dividimos um estudo em partes, o estudando em longo prazo, há uma fixação melhor.

 

- Prática concentrada de memória:

Estudando um conteúdo de uma só vez se fixa por apenas um breve período de tempo.

 

 

- Memória de agrupamento:

É uma estratégia de memória. Exemplo: Quando temos uma série de letras e não as decoramos, se as agruparmos de uma maneira que elas formem siglas que conhecemos facilita a memorização.

 

- Memória de trabalho:

Divisão: Executiva central (a principal e que controla os outros dois); bloco de notas visuespacial (material visual e espacial); alça fonológica (fala, palavras e números).

É um dos processos da memória de curto prazo, depois de todo esse processo passa para a memória de longo prazo.

 

- Memória fotográfica:

É possível lembrar e recuperar imagens fielmente, mas não como uma fotografia, sendo que em fotografias vemos a imagem exatamente como ela é, já quando nos lembramos de alguma imagem esquecemos alguns detalhes. Então o termo não pode ser usado com exatidão.

 

- Lembranças falsas:

Amnésia para fonte: Quando se tem uma lembrança, mas não se recorda de onde.

Amnésia da infância: Esquecimento de lembranças de antes dos três anos de idade, devido a falta inicial linguística e lobos frontais imaturos.

 

- Confabulação:

É uma “mentira honesta”. Não se tem a intenção de mentir, mas o individuo conta histórias que não se conectam com a verdade, cada vez inventando mais fatos para tornar tal lembrança “real”. Dá-se por lesões cerebrais.

 

Memórias também podem ser reprimidas por algum trauma, bem como algum trauma pode ser implantado na mente da pessoa (falsa memória).

 

Pessoas podem distorcer suas memórias de forma a torná-las conscientes e de acordo com sua realidade e crenças. Leon Festinger diz que quando se altera a memória deste modo é para o próprio beneficio humano, como uma defesa.

 

- Memória Explícita:

Nos lembramos das informações conscientemente.

 

- Episódica:

Memória de nossas experiências passadas.

 

- Semântica:

Conhecimento sobre o mundo, independente de nossa experiência pessoal.

 

- Memória Implícita:

Intensificação da memória sem esforço deliberado.

 

- Memória de Procedimento (ou motora):

Habilidades motoras

 

- Localização Cerebral:

Inicialmente, acreditava-se que o armazenamento da memória era distribuído por todo o cérebro.

 

Wilder Penfield foi o primeiro a conseguir demonstrar as localizações específicas através de estudos com estimulação elétrica em macacos.

Hoje sabe-se que o sistema límbico: Hipocampo, Amígdala, Córtex Rinal e Giro Para-hipocampal são os responsáveis nos processos de retenção e consolidação de informações novas, sendo essas depois transferidas para as áreas de associação do neocórtex parietal e temporal. 

 

A Amígdala é substancialmente importante no aprendizado emocional dos estímulos complexos ou no contexto onde estímulos emocionalmente fortes e aversivos são experimentados.

 

 
PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS E PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO:

 

- A importância do lúdico:

A atividade lúdica é bastante importante para o desenvolvimento infantil por possuir recursos que são capazes de contribuir para o desempenho das funções cognitivas da criança.

 

- Fatores teratogênicos:

Todo e qualquer fator ambiental sofrido durante a vida embrionária ou fetal, que produza alterações permanentes na estrutura ou função daquele indivíduo é considerado fator teratogênico. Evidentemente o sujeito vai sofrer com transtornos de cognição futuramente. Eis a grande preocupação com o desenvolvimento principalmente infantil, visando uma vida saudável nos processos cognitivos.

 

- Assimilação, acomodação e equilibração:

Três termos apresentados pela teoria de Piaget, que seriam então:

 

- Assimilação: processo pelo qual o indivíduo capta o ambiente cognitivamente.

- Acomodação: a modificação de um esquema ou de uma estrutura em função do objeto a ser assimilado.

- Equilibração: processo de passagem de uma situação de menor equilíbrio para uma de maior equilíbrio. Onde encontramos grandes afirmações de que as estruturas mentais se modificam em função de novas situações.

 

 
PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS E HISTÓRIA DA PSICOLOGIA:

 

- Aristóteles:

Criou a teoria da tabula rasa, que diz que a pessoa nasce como se fosse uma folha de papel em branco, pronta para ser preenchida, ou seja, que se precisa de experiências para adquirir conhecimento.  

Foi o primeiro a estabelecer tratados psicológicos em psicologia, falando de sensações, sono, insônia, mas principalmente de memória.

Chegou a todas suas conclusões através de raciocínio e intuição.

 

- John Locke:

Desenvolveu o pensamento de Aristóteles de como se adquire conhecimento, acreditando na teoria da tabula rasa.

Estudava as sensações, imagens e ideias, descartando a teoria das ideias inatas de Descartes. Falava das ideias primárias e secundárias.

A primária seria o objeto em si e as secundárias, depois de uma análise, seria a percepção que se tem do objeto.

 

Tendo como exemplo esses dois filósofos, vemos como estas teorias, que na época não tinham nenhuma comprovação cientifica (como exames que fazemos no cérebro hoje em dia, onde podemos ver que área é ativada quando fazemos alguma atividade, e assim por diante) são importantes para desenvolver todas as outras que são estudadas nos dias de hoje. Cada comprovação psicológica que temos hoje em dia não foi tirada do nada, mas sim de teorias que foram feitas no passado, tiradas da história da psicologia. 

 

 
PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS E FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS:

 

Dá-se a relação tendo em vista que a representação social nada mais é do que  fenômenos sociais acessados a partir de conteúdos cognitivos. O conteúdo concreto apreendido pelos sentidos, imaginação, memória e pensamento demarcam a reprodução daquilo que se pensa para a esfera social.

 

- Fatores que influem no processo perceptivo de forma geral, também caracterizam - Experiência prévia e consequente disposição para responder a percepção social: Esta característica da percepção facilita o processo de influência interpessoal ou de influência geral. Desta forma, estímulos conhecidos são mais facilmente comunicáveis e determinadas disposições a responder podem ser aproveitadas para maior eficácia de uma comunicação persuasiva. Exemplificando, será mais fácil persuadir um homem do campo a adotar determinada técnica em seu trabalho através da utilização de estímulos que lhe são familiares e, por esta razão, facilmente percebíveis, do que tentar fazê-lo por meio de filmes sofisticados exibindo ambientes pouco familiares ou de outro contexto cultural.

- Seletividade perceptiva: nas relações sociais a seletividade perceptiva se evidencia numa série de situações, eis algumas: tendência a perceber características negativas nas pessoas de quem não gostamos e aspectos favoráveis naquelas que nos agradam; a facilidade com que aprendemos o que nos interessa e deixamos para traz o que não nos interessa.

 
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Tudo o que é humano é psíquico, sociológico, histórico, demográfico. Não se pode recortar as fronteiras das disciplinas.

 

PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS E FILOSOFIA:

 

Utilizamos de dois textos passados pelo professor para fazermos uma análise dos processos cognitivos e a filosofia ("O homem que foi colocado em uma gaiola" e "Mito da caverna").

 

- O homem que foi colocado em uma gaiola:

Neste texto, vimos uma pessoa que já passou pela fase de desenvolvimento cognitivo, pois ele usava a linguagem e a percepção, tomava decisões, solucionava seus problemas e já tinha toda uma aprendizagem em relação à vida e a si mesmo.

Ao ser engaiolado, o homem perdeu a motivação para continuar vivendo e lutando pelos seus direitos e simplesmente aceitou ao que chamava de destino.

O conhecimento é processado através da experiência, que adquirimos ao longo da vida através da percepção dos estímulos. Nossa experiência se reflete, então, no nosso comportamento.

Essas limitações físicas e cognitivas acabaram causando certa regressão dos processos mentais, que interferiu na sua vida social, nos seus conceitos e no seu comportamento. O homem perdeu a capacidade de se comportar normalmente como um ser racional, ocorreu uma “atrofia” mental que fez com que ele ficasse louco. Assim, não tinha mais motivação pra aprender qualquer outra coisa porque não tinha mais nenhum estímulo para ser respondido.

 

- Mito da Caverna:

"O que é a caverna? O mundo em que vivemos. Que são as sombras das estatuetas? As coisas materiais e sensoriais que percebemos. Quem é o prisioneiro que se liberta e sai da caverna? O filósofo. O que é a luz exterior do sol? A luz da verdade. O que é o mundo exterior? O mundo das ideias verdadeiras ou da verdadeira realidade. Qual o instrumento que liberta o filósofo e com o qual ele deseja libertar os outros prisioneiros? A dialética. O que é a visão do mundo real iluminado? A Filosofia. Por que os prisioneiros zombam, espancam e matam o filósofo (Platão está se referindo à condenação de Sócrates à morte pela assembleia ateniense)? Porque imaginam que o mundo sensível é o único mundo verdadeiro.”

 

Ao nosso redor está sempre ocorrendo estímulos que podem ou não captar a nossa atenção, porém percebemos somente o essencial, pois se percebêssemos tudo ao mesmo tempo seria uma pressão e uma exigência muito grande para com o nosso cérebro e nossos processos cognitivos ficariam sobrecarregados.

Esse mito ilustra o quanto a nossa aprendizagem influencia nos nossos comportamentos, mostra que só aceitamos como verdadeiro algo que esteja dentro dos nossos conceitos formados ao longo da vida.

 

 Nota: Não abrimos um tópico especificamente para falar da relação da Neuroanatomia com os Processos Psicológicos Básicos tendo em vista que eles estão inter-relacionados e buscamos abordar a interação dos dois em conjunto.

2 comentários:

  1. Otima argumentação uma pena não possuir citacões nem referências.

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  2. Otima argumentação uma pena não possuir citacões nem referências.

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