terça-feira, 12 de março de 2013

Psicologia da Aprendizagem

Entrevista sobre aprendizagem realizada pelas discentes do 3º semestre Lara Ramos e Maiara Soares.


Introdução

Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. No domínio cognitivo temos as habilidades de memorização, compreensão, aplicação, análise, síntese e a avaliação.  
Três são as teorias fundamentais da aprendizagem geralmente apontadas:
- Do condicionamento, resultado de um exercício em que um estímulo antes indiferente torna-se atuante. Pavlov, experimentando em cães, estabeleceu o  "Reflexo Condicionado", seguido por Betcheev, com os "Reflexos Associados", e Watson com o “Behaviorismo”.
- Do ensaio ao erro, explica a aprendizagem por uma série de tentativas, repetidas sempre que mal sucedidas, idealizadas por Thorndike, pesquisando primeiro com animais, empregou as "Caixas- de- Escape".
- Da configuração, conhecida por Gestaltismo, salienta a importância da conexão meio-fim na apreensão total da situação problemática, assim abrangida como uma forma ou estrutura unitária, Wertheimer, Kohler e Koffka foram seus criadores.
O processo de adaptação da aprendizagem, de acordo com Piaget, cumpre-se graças a um duplo movimento complementar de assimilação e acomodação. Através do primeiro, o sujeito transforma a realidade para integrá-la às suas possibilidades de ação e, através do segundo, transforma e coordena seus próprios esquemas ativos, para adequá-los às exigências da realidade.
Além destes acima citados, diversos autores formularam teorias sobre aprendizagem, como Ausubel, Bandura Vygotsky e outros.

Entrevista

A aluna entrevistada tem 28 anos, e nos conta que tem facilidade em memorizar letras de músicas, e que isso se tornou um hobbie. Ela diz que antes de fazer psicologia, ela cursava letras, e nesse curso, através de um teste ela descobriu que tem memória visual. Ela acredita que esse tipo de memória facilite a realização deste hobbie, porque ela consegue lembrar onde a palavra esta disposta na música, e a gramática da palavra, independentemente do idioma, mesmo que ela não entenda o significado da palavra, ela sabe escrevê-la. Ela ainda relata que após o teste, ela passou a reforçar esse tipo de memória, buscando escrever tudo que ela precisará lembrar depois. Isso a ajuda, pois quando ela precisa, ela consegue visualizar onde o trecho necessário esta disposto no papel. No caso da aprendizagem da gramática de palavras de outros idiomas, aquelas em que a aluna relata que muitas vezes não sabe o significado, mas sabe escrever, podemos concluir que se trata de uma aprendizagem mecânica.
Segundo Ausubel esse tipo de aprendizagem ocorre quando se refere à aprendizagem de novas informações com pouca ou nenhuma associação com conceitos já existentes na estrutura cognitiva. Outro aspecto observado, de acordo com o que já foi evidenciado por Bandura, e nesse caso ocorre, é a existência de um reforço interno, que a faz praticar e aperfeiçoar esse hobbie, que seria o prazer de escutar a música, e depois conseguir cantá-la.
Podemos notar também a importância do aspecto cognitivo no processo de aprendizagem, pois nesse caso, é evidente que o tipo ativação da memória citado pela aluna, facilita a aprendizagem de determinados aspectos, como o da gramática, por possibilitar a visualização da ordem correta das letras nas palavras. Importante ressaltar que todo aprendizado depende intimamente da memória, independentemente das suas formas de ativação. A aprendizagem trata-se do primeiro estágio da memória, ou seja, é a fase da aquisição de informações a serem memorizadas.
A memória auxilia na aquisição e armazenamento de conhecimentos para o indivíduo pensar e agir sobre o ambiente. Uma imagem como a de um prato de comida, por exemplo, é captada pelo cérebro através da visão que a armazena num tipo de memória sensorial chamado de memória visual, sendo esta uma das principais para o aprendizado. O problema é que esse tipo de memória mantém a informação por menos de 2 segundos, tempo suficiente para ser processada, analisada e interpretada. Se o cérebro julgar que é uma informação importante, ele a move para outro tipo de memória chamado de memória de trabalho. É a memória de trabalho que permite lembrar de coisas por um breve período para, por exemplo, copiar anotações de um caderno. A memória de trabalho passa para memória a longo prazo quando essas lembranças são significantes para pessoa, ou quando já existe algum conhecimento prévio onde  essa nova experiência se ‘ancorar’.
 
Conclusão

Conclui-se com o presente trabalho que o processo de aprendizagem depende de inúmeros fatores. Estando estritamente ligada a aspectos emocionais, cognitivos, ambientais e sociais. Todos esses fatores influenciam na aprendizagem e na escolha do que se quer aprender.
Existem diversas formas de se aprender algo, e sua eficiência dependerá dos limites biopsicológicos do homem. É importante ressaltar que é através da aprendizagem que o ser humano consegue formas mais complexas de socialização, e é também através da socialização que o ser humano consegue aprender.

Bibliografia:

            Dastre, Norita - “Aprendizagem e Psicopedagogia” – “O paradoxo da memória visual” criado em 16/09/2012, disponível em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário