Introdução
Aprendizagem
é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência
construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. No
domínio cognitivo temos as habilidades de memorização, compreensão, aplicação,
análise, síntese e a avaliação.
Três
são as teorias fundamentais da aprendizagem geralmente apontadas:
-
Do condicionamento, resultado de um exercício em que um estímulo antes
indiferente torna-se atuante. Pavlov, experimentando em cães, estabeleceu
o "Reflexo Condicionado",
seguido por Betcheev, com os "Reflexos Associados", e Watson com o
“Behaviorismo”.
-
Do ensaio ao erro, explica a aprendizagem por uma série de tentativas,
repetidas sempre que mal sucedidas, idealizadas por Thorndike, pesquisando
primeiro com animais, empregou as "Caixas- de- Escape".
-
Da configuração, conhecida por Gestaltismo, salienta a importância da conexão
meio-fim na apreensão total da situação problemática, assim abrangida como uma
forma ou estrutura unitária, Wertheimer, Kohler e Koffka foram seus criadores.
O
processo de adaptação da aprendizagem, de acordo com Piaget, cumpre-se graças a
um duplo movimento complementar de assimilação e acomodação. Através do
primeiro, o sujeito transforma a realidade para integrá-la às suas
possibilidades de ação e, através do segundo, transforma e coordena seus
próprios esquemas ativos, para adequá-los às exigências da realidade.
Além
destes acima citados, diversos autores formularam teorias sobre aprendizagem,
como Ausubel, Bandura Vygotsky e outros.
Entrevista
A
aluna entrevistada tem 28 anos, e nos conta que tem facilidade em memorizar
letras de músicas, e que isso se tornou um hobbie. Ela diz que antes de fazer
psicologia, ela cursava letras, e nesse curso, através de um teste ela
descobriu que tem memória visual. Ela acredita que esse tipo de memória
facilite a realização deste hobbie, porque ela consegue lembrar onde a palavra
esta disposta na música, e a gramática da palavra, independentemente do idioma,
mesmo que ela não entenda o significado da palavra, ela sabe escrevê-la. Ela
ainda relata que após o teste, ela passou a reforçar esse tipo de memória,
buscando escrever tudo que ela precisará lembrar depois. Isso a ajuda, pois
quando ela precisa, ela consegue visualizar onde o trecho necessário esta
disposto no papel. No caso da aprendizagem da gramática de palavras de outros
idiomas, aquelas em que a aluna relata que muitas vezes não sabe o significado,
mas sabe escrever, podemos concluir que se trata de uma aprendizagem mecânica.
Segundo
Ausubel esse tipo de aprendizagem ocorre quando se refere à aprendizagem de
novas informações com pouca ou nenhuma associação com conceitos já existentes
na estrutura cognitiva. Outro aspecto observado, de acordo com o que já foi
evidenciado por Bandura, e nesse caso ocorre, é a existência de um reforço
interno, que a faz praticar e aperfeiçoar esse hobbie, que seria o prazer de
escutar a música, e depois conseguir cantá-la.
Podemos
notar também a importância do aspecto cognitivo no processo de aprendizagem,
pois nesse caso, é evidente que o tipo ativação da memória citado pela aluna, facilita
a aprendizagem de determinados aspectos, como o da gramática, por possibilitar
a visualização da ordem correta das letras nas palavras. Importante ressaltar
que todo aprendizado depende intimamente da memória, independentemente das suas
formas de ativação. A aprendizagem trata-se do primeiro estágio da memória, ou
seja, é a fase da aquisição de informações a serem memorizadas.
A
memória auxilia na aquisição e armazenamento de conhecimentos para o indivíduo
pensar e agir sobre o ambiente. Uma imagem como a de um prato de comida, por
exemplo, é captada pelo cérebro através da visão que a armazena num tipo de
memória sensorial chamado de memória visual, sendo esta uma das principais para
o aprendizado. O problema é que esse tipo de memória mantém a informação por
menos de 2 segundos, tempo suficiente para ser processada, analisada e
interpretada. Se o cérebro julgar que é uma informação importante, ele a move
para outro tipo de memória chamado de memória de trabalho. É a memória de
trabalho que permite lembrar de coisas por um breve período para, por exemplo,
copiar anotações de um caderno. A memória de trabalho passa para memória a
longo prazo quando essas lembranças são significantes para pessoa, ou quando já
existe algum conhecimento prévio onde
essa nova experiência se ‘ancorar’.
Conclusão
Conclui-se
com o presente trabalho que o processo de aprendizagem depende de inúmeros
fatores. Estando estritamente ligada a aspectos emocionais, cognitivos,
ambientais e sociais. Todos esses fatores influenciam na aprendizagem e na
escolha do que se quer aprender.
Existem
diversas formas de se aprender algo, e sua eficiência dependerá dos limites
biopsicológicos do homem. É importante ressaltar que é através da aprendizagem
que o ser humano consegue formas mais complexas de socialização, e é também
através da socialização que o ser humano consegue aprender.
Bibliografia:
Dastre, Norita - “Aprendizagem e
Psicopedagogia” – “O paradoxo da memória visual” criado em 16/09/2012,
disponível em:
http://lumiar-psicopedagogia.blogspot.com.br/2012/09/o-paradoxo-da-memoria-visual.html,
acessado em 27/02/2013.
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