Seminário integrador sobre neuroanatomia apresentado pelas alunas: CAROLINA CARVALHO, CAMILA CAMPOS, JÉSSICA GOMES, JÉSSICA SOUZA,
JENNIFER PERTILI, JULIANA MIRANDA, JOSE GRASIELA SCHIAVON, MARIA
PAULA SOARES E RENATA NUNES.
Neuroanatomia
– História da psicologia e Psicologia e Filosofia
-
Demócrito, provavelmente tenha sido o mais materialista dentre
os filósofos gregos, uma vez que tentou explicar todos os fenômenos
naturais e psicológicos através de argumentações mecânicas,
colisões entre átomos, e pela sua junção ou separação. Para
Demócrito, a alma era feita de átomos, os menores átomos.
-
Sócrates também se ocupou do problema corpo-mente, fazendo
inclusive alusão à suposta participação do cérebro nos processos
relacionados às sensações e à memória.
- Para
Platão, embora a alma não fosse uma forma ou uma ideia, era
semelhante a esses conceitos. A alma era a essência do corpo vivo.
Entretanto, Platão era cético quanto ao desenvolvimento
progressivo da alma humana. Para ele, o mundo foi criado por Deus,
sendo assim, era o melhor dos mundos. A alma, consciência ou mente
era conservadora, imutável e não progressiva.
-
Diferentemente de Platão, Aristóteles é um otimista
cosmológico, e talvez não seja de todo errado afirmar que seu
conceito de alma se aproxime do conceito elaborado em tradições
orientais muito mais antigas, como as do hinduísmo, onde a
consciência parece sempre estar em evolução, rumo à iluminação.
Neuroanatomia
– PPB, Desenvolvimento e Fundamentos sociológicos da psicologia:
Nas aulas de PPB
conseguimos construir um elo importante com as aulas de neuroanatomia
já que os conteúdos trabalhados são interligados.
Durante as aulas
foram citados vários aspectos do desenvolvimento, comportamento
humano e sua cognição, como por exemplo, atenção e memória. Nas
primeiras aulas de neuroanatomia aprendemos a divisão craniana e
cerebral. E em PPB vimos que cada processo cognitivo se localiza em
uma área especifica do cérebro. O processamento visual inicial e
mais básico situa-se na região do lobo occipital, na parte
posterior do cérebro. As informações viajam dessa área para
diversas outras em todo o cérebro. Já a região que detém maior
responsabilidade pelo reconhecimento de rostos é o córtex temporal
na parte lateral do cérebro (ínfero temporal). Outro processo
cognitivo importante é a ATENÇÃO, que envolve duas regiões do
córtex, o lobo parietal e o lobo frontal.
A memória, assim
como vários outros processos cognitivos tem uma importância
intrínseca no desenvolvimento humano. Uma das várias regiões do
córtex responsáveis por diversos aspectos da memória também é o
lobo frontal.
Para o cérebro
humano, as notícias boas são mais relevantes do que as ruins e, por
isso, as pessoas tendem a lembrar-se mais das boas novas, enquanto
amenizam as mais pessimistas. De acordo com algumas pesquisas, essa é
a causa, por exemplo, do fato de muitos superestimarem naturalmente
as chances de ganhar na loteria ou de viver ate os 100 anos, quase
não ocupando seus pensamentos com possibilidade de algo ruim
acontecer.
Uma área do
cérebro, chamada córtex cingulado anterior, que reconhece uma
situação na qual o autocontrole é exigido. Essa região não
indica o que fazer, mas funciona como alerta. Por exemplo, se a
pessoa que está em dieta entra em uma sala em que hambúrgueres,
pizzas e pratos mais light como saladas, o córtex cingulado anterior
é ativado em um sinal de que há escolhas a serem feitas, sendo que
algumas podem ser melhores que outras.
Considerações do Blog:
Na apresentação foi mostrado a exposição "Cérebro: a mente como matéria", que tem como objetivo explorar o que os humanos fizeram com cérebros em nome da medicina, da pesquisa científica, das relações sociais e da tecnologia, reunindo "o que artistas e cientistas investigaram, nas últimas centenas de anos, sobre a natureza cerebral - medindo, classificando, mapeando e tratando" os órgãos.
Veja mais nos links:
Também nos foi apresentado em aula o episódio do programa Café filosófico, na disciplina de Fundamentos sociológicos, com o sociólogo e geógrafo Demétrio Magnoli, onde foi levantado questões do "racismo cientifico", onde cientistas e médicos começam a estudar e medir crânios para provar a superioridade e divisões das raças, trazendo as questões cientificas para o contexto social. Segue link do vídeo completo no youtube.
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