segunda-feira, 11 de março de 2013

Seminário Neuroanatomia.



Seminário integrador sobre neuroanatomia apresentado pelas alunas: CAROLINA CARVALHO, CAMILA CAMPOS, JÉSSICA GOMES, JÉSSICA SOUZA, JENNIFER PERTILI, JULIANA MIRANDA, JOSE GRASIELA SCHIAVON, MARIA PAULA SOARES E RENATA NUNES.

Neuroanatomia – História da psicologia e Psicologia e Filosofia
- Demócrito, provavelmente tenha sido o mais materialista dentre os filósofos gregos, uma vez que tentou explicar todos os fenômenos naturais e psicológicos através de argumentações mecânicas, colisões entre átomos, e pela sua junção ou separação. Para Demócrito, a alma era feita de átomos, os menores átomos.
- Sócrates também se ocupou do problema corpo-mente, fazendo inclusive alusão à suposta participação do cérebro nos processos relacionados às sensações e à memória.
- Para Platão, embora a alma não fosse uma forma ou uma ideia, era semelhante a esses conceitos. A alma era a essência do corpo vivo. Entretanto, Platão era cético quanto ao desenvolvimento progressivo da alma humana. Para ele, o mundo foi criado por Deus, sendo assim, era o melhor dos mundos. A alma, consciência ou mente era conservadora, imutável e não progressiva.
- Diferentemente de Platão, Aristóteles é um otimista cosmológico, e talvez não seja de todo errado afirmar que seu conceito de alma se aproxime do conceito elaborado em tradições orientais muito mais antigas, como as do hinduísmo, onde a consciência parece sempre estar em evolução, rumo à iluminação.
Neuroanatomia – PPB, Desenvolvimento e Fundamentos sociológicos da psicologia:
Nas aulas de PPB conseguimos construir um elo importante com as aulas de neuroanatomia já que os conteúdos trabalhados são interligados.
Durante as aulas foram citados vários aspectos do desenvolvimento, comportamento humano e sua cognição, como por exemplo, atenção e memória. Nas primeiras aulas de neuroanatomia aprendemos a divisão craniana e cerebral. E em PPB vimos que cada processo cognitivo se localiza em uma área especifica do cérebro. O processamento visual inicial e mais básico situa-se na região do lobo occipital, na parte posterior do cérebro. As informações viajam dessa área para diversas outras em todo o cérebro. Já a região que detém maior responsabilidade pelo reconhecimento de rostos é o córtex temporal na parte lateral do cérebro (ínfero temporal). Outro processo cognitivo importante é a ATENÇÃO, que envolve duas regiões do córtex, o lobo parietal e o lobo frontal.
A memória, assim como vários outros processos cognitivos tem uma importância intrínseca no desenvolvimento humano. Uma das várias regiões do córtex responsáveis por diversos aspectos da memória também é o lobo frontal.
Para o cérebro humano, as notícias boas são mais relevantes do que as ruins e, por isso, as pessoas tendem a lembrar-se mais das boas novas, enquanto amenizam as mais pessimistas. De acordo com algumas pesquisas, essa é a causa, por exemplo, do fato de muitos superestimarem naturalmente as chances de ganhar na loteria ou de viver ate os 100 anos, quase não ocupando seus pensamentos com possibilidade de algo ruim acontecer.
Uma área do cérebro, chamada córtex cingulado anterior, que reconhece uma situação na qual o autocontrole é exigido. Essa região não indica o que fazer, mas funciona como alerta. Por exemplo, se a pessoa que está em dieta entra em uma sala em que hambúrgueres, pizzas e pratos mais light como saladas, o córtex cingulado anterior é ativado em um sinal de que há escolhas a serem feitas, sendo que algumas podem ser melhores que outras.

Considerações do Blog: 
Na apresentação foi mostrado a exposição "Cérebro: a mente como matéria", que tem como objetivo explorar o que os humanos fizeram com cérebros em nome da medicina, da pesquisa científica, das relações sociais e da tecnologia, reunindo "o que artistas e cientistas investigaram, nas últimas centenas de anos, sobre a natureza cerebral - medindo, classificando, mapeando e tratando" os órgãos.


Veja mais nos links:
Também nos foi apresentado em aula o episódio do  programa Café filosófico, na disciplina  de  Fundamentos sociológicos, com o sociólogo e geógrafo Demétrio Magnoli, onde foi levantado questões do "racismo cientifico", onde cientistas e médicos começam a estudar e medir crânios para provar a superioridade e divisões das raças, trazendo as questões cientificas para o contexto social. Segue link do vídeo completo no youtube.

   

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